sábado, 26 de setembro de 2015

Festa de Cosme e Damião




Sincretismo eclético 

     Hoje no Brasil, dia 26 de setembro é comemorado pelas religiões de matriz africana, através de seu sincretismo com a igreja Católica, os gêmeos árabes de uma nobre família de cristãos, que nasceram por volta do ano 260 d.C., na região da Arábia e viveram na Ásia Menor, no Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina, profissão a qual se dedicaram após estudarem e diplomarem-se na Síria. A grande fama dos irmãos se fez por suas habilidades na prática da medicina, pelo amor devotado aos necessitados e pela forma mística de utilizar a medicina em conjunto com a fé que nutriam por Cristo. Assim não só utilizavam as técnicas cientificas mais as da alma através do carisma devocional. Por esse motivo os festejos de Cosme e Damião, tornaram-se o grande símbolo da pureza, caráter de conduta e fé. Embora adultos nunca perdessem a inocência e pureza dos primórdios de suas vidas.
      Assim sendo, os devotos das religiões africanisticas encontraram nestas qualidades as analogias necessárias para homenagear a “Criança Divina” e suas manifestações.

     A infância através da dádiva da vida, bem como as demais benções concedidas a humanidade por sua existência, assim como todas as suas possibilidades de crescimento, aprendizado, enriquecimento espiritual e transformação da alma. É homenageadas através das festas e rituais a pureza da energia pura da divindade máxima, manifesta no espírito através da criança.  Esse conhecimento esotérico (fechado) é levado às comunidades e a todo o grande publico, através das festas das crianças, onde todos são convidados a comungar com a energia pura através de orações, cantos, oferendas e contato com os mensageiros espirituais em forma pura. Os Ibejis, Cosminhos, Erês, Tobosis, Vonjus. E demais nomenclaturas adotadas por cultos distintos de etnias e raízes distintas do continente Africano. Todas essas manifestações trazem a pureza de caráter e intenções. A pureza da criança que tudo pode e que a todos abençoa e a tudo perdoa. São na verdade a essência pura da alma, representada através da inocência de nossa criança interna e da “Grande Criança Divina”, a essência pura da Divindade da Criação.
     Todo possuiu a essência divina, a força criadora de toda a manifestação arquetípica universal, que dentro da metafísica é a freqüência quântica do “Todo” em nós. Como em cima é em baixo (Hermes Trimegistos); para se fazer grandes milagres é preciso conhecer a verdade de todas as coisas e apreender a separar o sutil do espesso, o puro do impuro, o supérfluo do essencial, a verdade das ilusões.

     O coração puro e a reflexão da data é o grande segredo transformador da alquimia universal. O sentir como uma criança feliz, amorosa e curiosa é o segredo para transcender obstáculos e dificuldades diversas apresentadas pela vida.  Todo pensamento altruísta e positivista emana de nossa criança interna feliz, assim como todo o pessimismo e magoas, rancores e recalques esta na criança interna doente e enfraquecida.
     A criança divina trazida e homenageada através dos festejos de Cosme e Damião, como descrito acima, nas matrizes africanas é a compreensão perfeita das diversas escolas de mistérios e perfeição cósmica do homem integral.
     O homem cosmo-consciente é aquele que sabe, sente e compreende ou busca compreender seu Odú (destino) dentro do contexto existencial. Por isso olha sempre para a vida com olhar de uma criança, sempre de forma amorosa e curiosa, vencendo seus preconceitos e apreendendo a cada dia mais.

       As festas aos Santos são comemoradas mais fortemente no dia 27 e considerado por muitos o verdadeiro dia de Cosme e Damião.

Axé Odára!

Elias Luiz Bispo IV


Nenhum comentário:

Postar um comentário